Ensaio teatral do desabafo de um homem negro

people-peoples-homeless-male

O espetáculo sobre Masculinidades Negras que todos querem assistir.

O homem preto é um animal. O homem preto não pode falar, não deve se expressar. O homem preto é um homem, então carrega todos os atributos negativos do gênero masculino, ao mesmo tempo em que não é considerado sequer um ser humano. O homem preto é um agressor que bate em suas esposas e abandona os seus filhos. Antes de o homem preto falar, deve se desculpar sempre por ser machista. O machismo do homem preto mata a sua companheira, seus filhos e a si mesmo. A culpa é toda do homem preto, esse bicho.

O homem preto é privilegiado pelo patriarcado. O mesmo patriarcado que trouxe o homem preto acorrentado feito um animal, que estuprou o homem preto, que o vendeu em praça pública, para lhe arrancar o status de ser humano. O mesmo patriarcado no qual o homem preto ganha menos que a mulher branca. Falando em mulher branca, o homem preto é um palmiteiro. Não interessa se o homem preto não é considerado um ser humano, não interessa se ensinam e impõem desde a infância que a brancura é o ideal de beleza. Não interessa que muitas sequer olhem para esse homem preto quando ele é barrigudo, feio, sem estudo ou sem dinheiro. O homem preto é um palmiteiro, o único responsável pela infelicidade de suas irmãs. Irmãs e irmãos africanos que vieram acorrentados juntos, mas somente o homem preto é o culpado. O homem preto segue no cabresto, sempre de olho na polícia. O homem preto tem medo da polícia, afinal, o homem preto é um bandido, é um agressor maldito.

Privilégios do homem preto: tomar tiro e ter de provar inocência até quando tá morto; morrer abandonado na sarjeta; deixar a escola para trabalhar na adolescência para ajudar a família; só conseguir se impor na violência; constituir o maior contingente da população carcerária, o maior contingente da população dos manicômios, a maior população de rua. O homem preto é um animal, um bandido, um maldito machista, o homem preto não pode falar. O homem branco pode ser desconstruído, o homem preto é um caso perdido, destruído.

Homem preto é violento, aprende a bater desde cedo, porque se não bate, volta arrebentado pra casa. Homem preto não pode chorar, não deve demonstrar emoções. Homem preto é um pau grande. Não interessa se o homem preto está namorando ou casado, ele é um pau grande e deve satisfazer. Ela chama o homem preto de vacilão porque ele está sem dinheiro, depois ele está namorando e ela chega no inbox pra dar ideia. Ela diz que os homens pretos são infiéis, mas chega no inbox pra dar ideia no homem preto comprometido com uma mulher preta. A culpa é toda do homem preto, esse animal que bate, abandona, mata e adoece.

E o homem preto gay? O homem preto gay é inadmissível, afinal, o homem preto tem que ser macho. Transexual preta então é uma aberração. A transexual branca cantora se torna uma artista muito famosa, mas a transexuais preta cantora que existe na mesma época não é lembrada. A maioria das transexuais pretas estão na sarjeta, se prostituindo pra sobreviver. Afinal, não é considerada mulher, é considerada um homem preto, de pau grande. O homem preto gay pode até ser aceito, desde que seja ativo, o comedor, o pau grande. Homem preto é um animal.

Meninos pretos com dez anos já são chamados de homens, enquanto homens brancos com quarenta são chamados de meninos. Menino preto com uniforme escolar toma tiro e fazem de tudo para provar que era bandido. Menino preto tem de ficar sempre atento, não tem direito a ser criança, não merece viver, tem de morrer logo, antes que vire um marginal, afinal, homem preto é um animal.

OO homem preto classe média é um alienígena. É um capitalista imundo que trai a revolução. Não existe, não aceitam que seja possível. Não tem amigos, não tem apoio, não tem identidade, é rejeitado tanto pelos colegas brancos de classe média quanto pelos colegas pretos que não são classe média. O homem preto classe média leva toda a culpa por ser classe média, mesmo que seja porque seus pais se mataram de trabalhar para alcançar uma condição econômica, enquanto os pais dos seus amigos brancos da escola particular herdaram dos pais dos pais dos pais dos que escravizaram o homem preto feito um bicho e lhe roubou todas as posses. O homem preto classe média é um maldito capitalista, é sempre culpado por ter algum dinheiro, sempre questionado, enquanto o homem branco milionário segue intocável. Aliás, o homem preto classe média é tão marginal e bandido quanto qualquer um outro homem preto. O homem preto classe média potencialmente é o maior palmiteiro de todos, aliás, sempre cobrado, mesmo quando é considerado feio e esquisito e nenhuma outra preta quer ficar com ele. Um alienígena, capitalista, palmiteiro, maldito.

maxresdefault

E agora querem que se fale sobre a tal masculinidade do homem preto. O que deve ser dito? Desde quando é permitido que animais falem? O latido de um cachorro causa mais comoção que a fala de um homem preto. O que é masculinidade para um bicho que só apanha e acaba batendo para mostrar que existe? O que falar sobre masculinidade para o menino preto que cresce aprendendo somente a língua da violência? Intoxicado por racismos, machismos e a tragédia de simplesmente existir, agora querem que o homem preto fale para atender a alguma demanda da moda. Qual seria a real utilidade de posts e textões se não alcançam a maioria dos bichos pretos abandonados nas sarjetas e favelas?

Falando nisso, o que está sendo dito aqui não vai chegar nos irmãos na periferia, perdidos e desolados, que são machões para se impor no mundo, que traem suas esposas em troca de uma falsa grandeza de macho, que batem em suas mulheres e filhos na desprezível tentativa de se sentirem homens perante um mundo que os considera como lixos.

Homem preto deve se desculpar sempre por seus vacilos. Então, estamos dizendo: homem preto vacila, homem preto é machista. Mas não se preocupe, porque o homem preto é sempre punido pelos seus erros. Os homens brancos que fazem pior seguem suas vidas artísticas ganhando muito dinheiro, seguem como empresários e profissionais de prestígio. Homem preto que vacilar e for descoberto será linchado na praça pública das redes sociais, será banido da sociedade. Todos devem pagar pelos seus erros, e o homem preto paga de qualquer jeito. Afinal, o homem preto é um animal que abandona, que mata, que fere, que adoece.

Homem preto adoece. Adoece a si mesmo. Bebe cachaça, fuma, injeta droga. Tá tudo aí para o homem preto se matar. Homem preto é um malandro, um bandido, um traficante. Homem preto em geral morre primeiro, afinal, é um machista nojento, um animal, deve morrer. Bala, tiro no pescoço, tortura, morte. Doenças. Coração, fígado, pulmão. Morra.

Homem preto pretere, trai, palmita. Sempre deve se desculpar. Mesmo quando chegam no inbox, sabendo que está namorando. Homem preto também é abandonado, afinal, se não tem dinheiro, é um vacilão. Então, o homem preto cai na armadilha, trai pra se sentir o bom, é o pau grande, corre atrás da loira pra se sentir poderoso, é ensinado desde pequeno, não interessa, o sistema destrói o homem preto, e o homem preto é o culpado.

Homem preto é um animal.

Qual a solução?

Quem pode saber? Conversar. Se juntar. Se esforçar pra melhorar. Conversar com os seus irmãos. Conversar com suas irmãs. Olhar para si. Se cuidar. Não ceder às pilantragens e tentações. Conversar com seus irmãos. Conversar com suas irmãs. Olhar para a sua ancestralidade. Se guiar pelos ensinamentos dos mais velhos e dos antepassados. Olhar para dentro de si. Educar seus filhos. Educar sua família. Ouvir os mais velhos, principalmente as mais velhas. Respeitar suas mães e suas irmãs. Não é para bater, não é para agredir, é para ouvir e conversar. Precisamos conversar com nossas irmãs, conversar com os irmãos. Conversar com os ancestrais.  Olhar para dentro de si mais uma vez. Conversar consigo mesmo.

Homem preto é um ser humano.

Lembrando que, como dito acima no título, este é um ensaio ficcional, talvez baseado nalguma realidade.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s