[Palavra Chave] Saravá!

Solicitado por Paulo Ferreira

997041_265243257007035_2903842710449441939_n

Saravá é uma palavra de origem banto, uma interjeição que pode ser traduzida como “força que movimenta a natureza”.

SA— (Força, Senhor) —RA— (Reinar, Movimento) —VÁ (Natureza, Energia)

“Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Esse termo é, portanto, um mantra que pode fixar ou dissipar determinadas vibrações, não sendo, portanto aconselhável pronunciá-lo sem a devida necessidade.”

Tal verbete é comumente associado a todos os praticantes de religiões de matriz africana, mas na verdade é muito mais comum na Umbanda, e pouco ouvida no Candomblé; uma vez que o Candomblé utiliza das saudações originais em iorubá – exemplo: “Laroyê, Exu!” – o verbete “saravá” no Candomblé seria redundante, digamos assim.

Porém, é preciso que se diga que esta é uma visão de alguém que vive o Candomblé, não a Umbanda, de forma que não há muito mais que possa ser dito sobre este assunto aqui. Deseja-se evitar aqui quaisquer tipos de floreio e/ou folclorização a respeito, uma vez que ao redor das religiões de matriz africana há esse estereótipo de exotismo e espetáculo, pouco levando a sério o que esses cultos são na verdade: ciências ancestrais e espirituais, caminhos para o fortalecimento do espírito, o retorno ao eu ancestral, o imaginário africano sendo vivido no hoje, a comunhão com os antepassados e a realização dos sonhos ancestrais no aqui e agora.

Saravá, portanto, mesmo que tal palavra não faça parte do cotidiano e do imaginário deste que escreve, ainda assim, e sempre, com todo o devido respeito aos meus mais velhos e aos meus mais novos.

Deseja solicitar uma palavra chave? Clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s