A ficção e os clichês nossos de cada dia

Despreza a ficção mas faz da vida real uma ficção todos os dias

Você acordou. Tomou café, se arrumou, foi trabalhar, etc. Ou ficou em casa, que seja. Certo. Abriu as redes sociais. Por quê? Porque sim, porque tem que checar todos os dias. Foi lá. A polêmica do dia. Sim! A polêmica do momento, o assunto do qual todos estão comentando. Seguindo a ideologia tal. A ideologia. A linha teórica. Você leu? Você sabe? Ah, a vivência. Normal. Vamos problematizar. Sou consciente. Tenho que falar para todo mundo que sou consciente. Sou militante. Sou ativista.

Ah, ou sou aquele que odeia os ditos militantes e ativistas. Tenho que falar que o mundo tá ficando chato e falar muita bosta.

Muita bosta de todos os lados.

O mundão segue. Como é que o mundão segue? Qual a porcentagem de pessoas no mundo que está ligadinha na dita polêmica do momento? Quantas pessoas de fato estão preocupadas com a sua opinião que gerou um montão de likes?

Os teus likes garantiram a sua refeição de hoje?

O que é vida real? O que é ficção?

Que nova narrativa você criou para sua vida hoje? Você apenas reproduziu e opinou e xingou muito no Twitter sobre o assunto do qual todos estão falando, ou você criou algo realmente novo e relevante para a sua própria vida?

A ficção faz parte da vida. A vida também imita a ficção. A ficção é real sim, não no mundo real, mas no mundo das ideias. Você acha mesmo que a sua cabecinha aguenta a real totalidade da realidade? Você está ficcionando o tempo todo, mesmo que não se dê conta disso. Você está fazendo ficção quando cria altas expectativas naquela relação. Quando espera que aquele artista que você admira seja lindo e maravilhoso sempre. Quando acha que o seu problematizador favorito é 100% um poço de sabedoria sem defeitos. Quando acredita piamente que a ideologia que você segue é a única possível e sem falha alguma. Quando você se engana achando que o mundo é somente um lugar ruim e que nada nunca dará certo jamais.

Se você está lendo isto aqui, você está vivo e respirando segurando um celular, ou na frente de um computador. O que o mundão tem a dizer a respeito disso?

Qual clichê você está seguindo agora? Qual termo você está desgastando hoje?

Bonito falar, né? “Representatividade”. “Minorias”. “Opressão”. “-ismos”.

Você sabe mesmo o que significa? Ou só quer ficar bem na fita? Você olha bem para dentro de você ou só olha o que os outros estão fazendo para apontar o dedo? Você realmente acredita e pratica o que diz ou só quer se aparecer e quer convencer a si mesmo de que é uma boa pessoa?

Qual termo clichê e emblemático você utilizou hoje pra se promover?

O que você realmente está fazendo da sua vida? O que você está criando que seja realmente benéfico para as pessoas ao seu redor? Você está efetivamente agindo, ou está se desperdiçando na próxima polêmica não te levará a nada? Você está realmente mudando o mundo das pessoas, ou está contribuindo para que o mundo permaneça como está?

Você realmente olha para dentro da tua tempestade, ou só se deixa levar pela tempestade dos outros?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s