[Palavra Chave] Kibera, maior favela africana

Solicitado por Raphael Henrique Costa Monteiro

whole-school-smile-road

Nós não devíamos estar aqui. Mas nós estamos. Nos empurraram para cá. Eu não sei qual é o fetiche que vocês têm. Eu não acho bonito. mas nós estamos aqui. Vários dos meus estão lá. Eu não fui criado lá. Mas os meus pais foram. Nós estamos aqui. Aí temos que sorrir? Temos que achar legal vocês aplaudirem? Qual o fetiche que vocês têm com isso? Nós não devíamos estar aqui mas nós estamos. Eu não fui  criado lá e por isso não irei dizer nenhuma palavra de orgulho, ou sequer de desprezo. Nós temos de viver. Estão vendo essas crianças? Elas vão viver. Vão dizer que é dramático quando digo que estão nos matando, mas estão sim. Morro de medo quando passo perto de um fardado. Não preciso ter nascido lá pra dizer que estamos aqui. Num programa de televisão me perguntaram o que eu acho do jovem de lá. Por que será? Por que será que acham que nasci lá? E o que nós que nascemos lá achamos de quem vive aqui? Você sabia que talvez eu esteja num limbo? Talvez. Estou. Quem sou eu para falar de quem é de lá? Eu estou aqui. Estou lá? Por que os que estão lá se parecem tanto comigo? Qual o fetiche de vocês em me pedir para falar de lá? Por que só se lembram de nós quando é para falar de lá? Estamos lá? Estamos aqui.

Essa é a maior do mundo? Olhem pra essas crianças. Vocês acham que elas não têm futuro? Olhem pra essas crianças. Vocês nos empurraram pra lá. Aqui. Vocês querem que eu também vá morar lá. Só que nós estamos aqui. O que vocês querem de nós? Você sabia que eu não posso citar para não dizerem que estou de “vitimismo”? Essa é a lógica daqui. Super cordial, democracia. Não posso dizer o adjetivo, você sabe. Por que me pergunta de lá? Estou aqui. Estamos lá. Estamos em todos os lugares. Olhem pra essas crianças. Tentem nos matar, mas nós sempre estaremos aqui. Lá. Em todos os lugares. E é isso.

 

Deseja solicitar uma palavra chave? Clique aqui.

Deixe um comentário

