[Palavra Chave] Posicionamento

Solicitado por Pri Oliveira

black-women-in-business

Posicionamento é uma estratégia de marketing na qual se objetiva criar uma imagem e identificação de um produto, marca ou empresa com seu público-alvo. Por meio do posicionamento, uma empresa apresenta para o mercado a forma pela qual deseja que sua marca seja conhecida e reconhecida. Quem não se posiciona se arrisca a perder inúmeras oportunidades de negócios, conforme veremos a seguir.

Posicionar-se significa mostrar a cara do produto, significa apresentar uma imagem que irá pairar no imaginário do mercado – “quem não é visto, não é lembrado”. Tomar posição significa mostrar que sua marca existe e que está a disposição para quem desejar consumi-la. Posicionar-se determina que sua marca, empresa ou produto serão reconhecidos pelas letras, embalagens, cores, cheiros e gostos característicos; sempre que falaram tal expressão ou frase, por exemplo, as pessoas automaticamente farão conexão com a sua marca. Tomar posição significa estabelecer território na imaginação e na mente do público.

Primeiramente, deve-se determinar qual nicho se deseja alcançar. Quanto maior a especificidade escolhida, menor a sua amplitude de mercado, porém melhor será sua imagem perante o público escolhido, uma vez que tal público espera que você se posicione com coragem e determinação a respeito da proposta apresentada. Se você não acreditar na sua própria proposta, estará desperdiçando esforços e dinheiro em vão. Portanto, são necessários passos firmes para frente, afim de fincar bandeira e demarcar espaço. Assumir uma especificidade é uma aposta, assim como assumir um curso de ação é um risco, porém é necessário, ou nada irá acontecer e ninguém jamais saberá que o seu produto existe.

Deve-se ter em mente que posicionamento é uma política, e não um resultado; posicionamento nada mais é que uma decisão estratégica, um risco calculado, que nem sempre é capaz de prever todos os danos, mas, ainda assim, é necessário se arriscar. Posicionar-se sempre deve ter uma finalidade, um objetivo claro, ou não fará o menor sentido e será tudo um desperdício.

Realizar pesquisas constantes a respeito do seu público-alvo é imprescindível. Deve-se no mínimo atentar-se sempre ao que o seu público está falando e o que o seu público espera do seu produto ou marca. Criar uma identidade com o público significa dialogar com esse público, por meio de propagandas, promoções, pesquisas de mercado, redes acessíveis e tato para lidar com insatisfações. Por sinal, crises acontecem, e se deve saber lidar; as pessoas reclamam mesmo, expõem suas insatisfações, e é imperativo saber ouvir essas reclamações e respondê-las de acordo. Por outro lado, palavras pouco significam se não resultarem em ações concretas. Imagem de credibilidade e confiança é fundamental no diálogo com seu público. Se o seu público não acreditar mais em você, seu público lhe dará as costas sem hesitar.

Em suma: posicione-se! Mesmo uma posição discreta é uma posição – que pode agradar uma certa fatia de público, ainda que desagrade outros. É improvável conseguir contemplar todos 100%, por isso você terá que escolher – e pagar o preço da sua escolha. Assim é o mercado.

“Quem não é visto, não é lembrado”.

Deseja solicitar uma palavra chave? Clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s