[Palavra Chave] Moda, cultura e identidade

Solicitado por Fá Thereza Silva

Moda ancestral

Moda ancestral

Isto aqui é o que eu sou.

Quando a minha alma nasceu, eu já me vestia desse jeito. As cores e os brilhos já dançavam nos cantos mais escuros dos muitos imaginários que nascem e morrem todos os dias. As minhas ideias não são apenas minhas, mas pertencem a mim. Eu jamais deveria me explicar porque me visto ou me posiciono desta forma. Mas eu já me visto assim muito antes dos avós dos seus avós nascerem.

Os meus traços são os mais antigos do mundo. As minhas culturas já existiam milênios antes que os seus mais antigos sonhassem em engatinhar. Os meus sonhos já percorriam toda a terra durante as primeiras alvoradas da humanidade. Nós já usávamos nossos trajes ancestrais antes mesmo de nascermos.

Nossa moda é ancestral. É isso que nós somos. Nós sobrevivemos à grande travessia. Fomos raptados por alienígenas pálidos e levados à força para novos mundos estranhos. Arrancaram nossas roupas e nos impuseram trajes estranhos e desconfortáveis. Violentaram nossos corpos. Mas não conseguirão violentar a nossa alma por completo. Nós somos o que somos.

Nossa moda ancestral é nossa identidade. Jamais arrancarão isso de nós. Jamais se apropriarão disso e serão como nós. Querem vestir a nossa pele, mas não querem sentir a nossa dor. Querem nos imitar, mas não querem nos deixar entrar para a festa. Nós criamos os sons, os ritmos, a musicalidade, mas vocês tomam como se fosse de vocês e somente vocês ganham o crédito. Vocês querem se vestir como nós, e são elogiados como visionários, mas se nós vestimos os trajes que sempre vestimos vocês tentam nos depreciar e nos ridicularizar.

Só que nós somos o que somos.

Nossos trajes tradicionais são nossa segunda pele. Nós nos adaptamos e evoluímos conforme o fluir dos tempos. E nossa essência permanece. Nossa moda não são meras vestimentas para divertir ou entreter. Não há nada de exótico aqui. Não somos animais de circo. Somos ancestrais.

Nossa moda é nossa cultura. Nossa cultura é nossa identidade. Nossas culturas ancestrais, nossas múltiplas culturas dos inúmeros povos que nos originaram. Somos os sonhos vivos dos nossos antepassados. Somos as heroínas e heróis com o rosto do Continente. Nossos traços são ancestrais. Nossa moda é espiritual. Nossa cultura é a nossa segunda pele.

Nós somos o que somos. Minha cor é a minha alma. É isso que eu sou.

Deseja solicitar uma palavra chave? Clique aqui.

Deixe um comentário

