[Palavra Chave] Mortadela Defumada

Sugerido por Henrique Bracarense

Delícia, hein? Ou não.

Delícia, hein? Ou não.

Mortadela é um alimento misturado proveniente da Itália. Sua composição consiste basicamente de carne bovina, carne suína, e condimentos como sal, pimenta, noz moscada, coentro, entre outros. Conta-se que a mortadela teve sua origem em Bolonha, na Itália, por volta de 1376, mas foi levada para a América do Sul apenas por volta do início do século 20, por imigrantes italianos, e caiu no gosto do brasileiro por volta dos anos 30. Há teorias sobre a origem do nome mortadela, mas não há um consenso; diz-se que é derivado de mortaio, nome italiano para o almofariz – que é o famoso utensílio de moer grãos e pastas. Antigamente misturada por métodos tradicionais, hoje toneladas de carne congelada são processadas em máquinas trituradoras, nas quais são misturadas todos os ingredientes que geralmente compõem a mortadela, para produção em larga escala.

Para muitos, a mortadela por si só já é deliciosa; e então veio a Mortadela Defumada.

Fumacê Saboroso

A defumação é umas técnicas mais antigas de que se tem notícia. Trata-se de um processo criado para a preservação dos alimentos, naqueles tempos muito anteriores aos pais dos nossos pais, nos quais não tinha coisas chamadas geladeira; ao se impregnarem no alimento, os componentes da fumaça agem como conversantes, ao mesmo tempo em que o calor os desidrata, aumentando ainda mais o poder de preservação. Para se ter uma ideia, a fumaça possui cerca de 300 componentes capazes de matar com facilidade aquelas bactérias responsáveis pela putrefação dos alimentos, assim como também são capazes de inibir a aparição de novas bactérias. Mesmo que hoje já não haja dependência exclusiva desses métodos tradicionais para preservar alimentos, a defumação ainda persiste e persistirá, uma vez que o processo proporciona um sabor e aroma todo próprio para o alimento – para quem gosta, a mortadela defumada é ainda mais saborosa!

Para quem não entendeu nada, os motivos para a criação deste post podem ser conferidas aqui.

Se se interessarem mais pelo assunto, podem conferir o vídeo sobre a feitura de mortadela e o Trilhas do Sabor – Defumados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s