Por que defendem tanto o “direito” de falar mal dos cabelos crespos e cacheados?

Por esses dias, foi publicado no Catraca Livre um post com fotos de diferentes cabelos crespos e cacheados em diversas tonalidades de cores.

estilo-catraca-livre-cabelo-crespo-colorido-5

Imediatamente, surgiram comentários semelhantes a este: “Ah, já sei que não posso falar mal, né, senão vão dizer que é racismo e tal”;  “Ah, o pessoal vitimista do politicamente correto vai me xingar se eu disser que acho feio!”; “Achei feio mesmo, e daí? Me processem!”, etc, etc, etc.

Será que bradariam tanto no peito pelo “direito” de falar mal de cabelos lisos?

DrielyS-8646

Recentemente, temos visto cada vez mais pessoas negras preferindo seus cabelos naturais, ao invés de alisá-los – considero que “assumir” é um péssimo verbo, pois presume que é “errado” ter cabelo crespo e cacheado. E há algum erro em possuir traços negroides? Por que será que tantos consideram “feio”?

Por que em toda reportagem e post em que há fotos ou menção a cabelos afro, tranças, black powers e dreads aparece tanta gente que faz questão de declarar que acha feio em nome da tal “liberdade de expressão”?

Processed with VSCOcam with c7 preset

“Não sou obrigado a achar isso bonito, acho feio e pronto!!!”

Em nome da tal liberdade de expressão – ou melhor, liberdade de preconceito – o interessante é ignorar todas as razões históricas e sociais que desprezam cabelos crespos e cacheados típicos de pessoas negroides para valorizar só e somente os traços típicos de pessoas caucasoides. Em quantas revistas, em quantos jogos, em quantos filmes, em quantos meios de comunicação você vê cabelos crespos em sua forma natural?

tumblr_nbnbn9o8h11r8rc1po1_1280

“Ah, não vem com essa! Muitas negras alisam, elas mesmo acham feio! O negro tem preconceito consigo próprio!!!”

Vivendo num contexto em xingam seus cabelos naturais e seus traços a todo instante, “”assumir”” o seu eu natural acaba se tornando um ato de resistência mesmo.

tumblr_ndiefejIfo1s9p41so1_1280

“Ah, então quer dizer que se eu achar feio sou preconceituoso?! Não vem com essa!”

Bom, responda-me você. Vá em qualquer outro post “comum”, em que certamente só há pessoas brancas de cabelos lisos. Diga-me se sente a necessidade extrema de declarar em alto e bom tom que acha feio.

tumblr_naukt4DYVe1sajot1o1_1280

“Vitimistas! Coitadistas!” Etc.

Por que precisa tanto assim falar que crespo é feio? Sente-se tão ameaçado assim? Será?

Deixe um comentário

